Shalom!
Certa vez me perguntaram:
Por que algumas pessoas, no Antigo Testamento, eram chamadas de deuses uma vez que D’us declara que não existe D’us alem dEle???. Como por exemplo:
(Êxodo 4:16) - disse D’us a Moises: E ele (Arão) falará por ti ao povo; e acontecerá que ele te será por boca, e tu (Moises) lhe serás por D’US.
(Êxodo 7:1) - Então disse o SENHOR a Moisés: Eis que te tenho posto por D’US sobre Faraó, e Arão, teu irmão, será o teu profeta.
(Salmo 82:6) - Eu disse: Vós sois D’USES, e todos vós filhos do Altíssimo. (7) - Todavia morrereis como homens, e caireis como qualquer dos príncipes.Com relação a estes versículos abaixo:(João 14:20) - Nesse dia compreendereis que estou em meu Pai e vós em mim e eu em vós"...
(João 17:21)...a fim de que todos sejam um. Como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, que eles estejam em nós, para que o mundo creia que me enviaste"...(23) "Eu neles e Tu em mim, para que sejam perfeitos na unidade...Isso nos torna Deuses? Isso é Politeismo?Minha resposta foi esta.: A palavra “
ÚNICO(A) ou
UM(A)”, em algumas passagens bíblicas corresponde a palavra hebraica “
ECHAD” (lê-se errad) que se refere a um conjunto de elementos que formam uma unidade composta (plural), por exemplo, em português, pode-se dizer: "estas quatro cadeiras e a mesa formam UMA (
echad) mobília de jantar.
Enquanto que, para se referir a uma unidade simples (singular ou absoluta), utiliza-se uma outra palavra hebraica “
YACHID” (lê-se yarrid) que também significa “único(a) ou um(a)”, porem, no singular, por exemplo, em português, pode-se dizer: "há UM (
yarrid) centavo em minha mão."
Agora veja nestes versículos bíblico a aplicação da palavra “ECHAD e YACHID” no contexto hebraico:
Na escritura hebraica este versículo se trata de unidade composta (plural):
(Deuteronômio 6: 4) - "Ouve, ó Israel, o Senhor nosso D’us é o ÚNICO (echad) Senhor"Na escritura hebraica este versículo se trata de unidade simples (singular):
(Gênesis 22: 2) – Prosseguiu D’us: Toma agora teu filho, o teu ÚNICO (yachid) filho Isaque, a quem amas...Portanto, Ser D’us e ser feito D’us são dois conceitos diferentes. Yeshua é D’us e nós somos feito D’us pelo fato de nós nos incluirmos em Yeshua que é a Palavra de D’us que é D’us (Jo 1:1) que esta no seio do Pai (Jo 1:18), ou seja, nós nos tornamos uma única (
echad) unidade composta com Yeshua que se faz uma única (
echad) unidade composta com o Pai. Então sem Yeshua não somos uma unidade com D’us e não podemos ser feitos D’us (Elohim).
No idioma português uma pessoa muito gorda é chamada de obesa, e no idioma hebraico uma pessoa muito gorda é chamada de gordas (no plural) como sendo graus de intensidade de gordura (
superlativo).
Da mesma forma ocorre com a palavra hebraica
Elohim, que significa
D’uses, que tanto pode ser entendida como sendo o plural da palavra hebraica
Eloah que significa
D’us no singular, como também pode ser entendida como sendo graus de intensidade divina (
superlativo).
O mesmo ocorre também com a palavra hebraica
Adonai, que significa
Senhores, que tanto pode ser entendida como sendo o plural da palavra hebraica
Adon que significa
Senhor no singular, como também pode ser entendida como sendo graus de intensidade de Senhorio (
superlativo).
Quando o Pai se faz UM (
echad) com a Palavra dEle que é Yeshua que se faz UM (
echad) conosco, podemos dizer que todos
(o Pai, Yeshua e nós) somos chamados coletivamente de um único (
echad)
Elohim (deuses) não que haja mais de um D’us, mas como sendo grau de intensidade divina (
superlativo).
Quando Moises foi justificado de seus pecados pelo personagem no espírito de Cordeiro Yeshua que foi morto desde a fundação do mundo (Ap 13:8.), ele saiu da posição de pecado e lhe foi resgatado a posição original de ser a imagem e a semelhança de D'us.
Portanto, Moises não era D’us mas foi feito D’us (Elohim) por se incluir em Yeshua que é D’us (Elohim), sendo revestido de poder e autoridade, operando sinais e maravilhas porque ele era UM (echad) com a Palavra de D’us que é Yeshua que é D’us (Jo 1:1, Ex 4:1, Ex 7:1).
Tal como ocorre também no Salmo 82: 6, onde os juízes de Israel congregados em comunhão com a Palavra de D’us (=Yeshua) foram feitos D’us (Elohim), não que cada um dos juízes se tornou um D’us individualmente, mas por se incluírem na Palavra de D’us que é D’us (=Yeshua) se fazendo um (echad) com Ela.
Os juízes eram filhos do Altíssimo não porque tinham a genética de D’us, mas, porque foram adotados como filhos de D’us por se incluírem antes diretamente na Palavra de D’us que é D’us que é o único Filho genético de D’us, se fazendo UM (echad) com Ele
Tal como acontece hoje com todas as pessoas compromissadas com a Palavra de D’us, pois, elas se tornam um (echad) com D’us (Elohim) se fazendo D’us (Elohim) operando sinais, prodigios, expulsando demonios e curando enfermos.
Assim como a minha palavra e o meu espírito procedem de uma única origem que sou eu, e os três (eu, a minha palavra e o meu espírito) se fazem UM (echad) único ser humano que sou eu.Da mesma forma a Palavra de D’us e o Espírito Santo de D’us procedem de uma única origem que é o Pai, e os três (o Pai, a Palavra de D’us e o Espírito de D’us) se fazem UM (echad) único D’us. Por este motivo D’us é identificado no plural nas escrituras hebraica como sendo Adonai (=Senhores) e Elohim (=Deuses).O Pai é D'us, a Palavra é D'us e o Espirito é D'us.
Agora, se você crer que o Pai é UM D’us, a Palavra (Yeshua) é UM D’us, o Espirito Santo é UM D’us e cada um de nós é UM D’us, ai você cai no politeísmo porque crê em vários deuses.
O nome Yeshua é um acróstico que vem de YeHoWaHshua que vem de Adonai+YHWH+shua que significa:“Eu, o soberano Senhor, aquele que trouxe a existência tudo que existe, sou o Salvador” E vc, oque responderia??Shalom
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